June 2, 2017 - No Comments!

Os assuntos mais falados no Brasil

No dia 24 de abril eu coloquei no ar uma ferramenta chamada Contentrends. Desde então esse dashboard tem me ajudado a centralizar tendências do que as pessoas tem falado nos Trending Topics do Twitter, tem visualizado mais na lista de Trending Videos do YouTube e buscado mais via Google Search Trends. Tudo isso direcionado apenas para o Brasil (Como explico neste post, não encontrei nenhuma outra ferramenta focada nas tendências brasileiras).

Para meu espanto, após lançar a ferramenta, percebi que não era só eu que estava precisando de algo assim, mas muita gente espalhada pelo Brasil inteiro. Hoje, após 38 dias com ela no ar recebi 2.362 page views de mais de 820 usuários únicos. Sendo que quase metade (45,7%) são de visitantes que retornaram ao site — mostrando um interesse em continuar utilizando o dashboard.

Ok. Temos uma ferramenta que centraliza toda essa informação. O que fazer com ela também expliquei no post citado acima. Mas o que mais poderia fazer com toda essa informação? Resolvi então fazer um teste: todo dia do mês de maio eu entrava no dashboard às 20h e guardava os trending topics do Twitter, YouTube e Google Search Trends.

Após salvar todos os trendings eu os categorizei em palavras-chave simples para poder ver o que mais “bombava” em todas as redes juntas. Após alguns dias observando o comportamento do usuário da internet brasileira já percebi que o YouTube é, de fato, um capítulo a parte. Isso se deve ao jeito que a plataforma é construída: os canais cultivam fãs (muitos fãs) que acabam influenciando muito na lista de trending vídeos (a cada vídeo postado pelo Porta dos Fundos milhões de pessoas são sinalizadas com notificação de vídeo novo, por exemplo). E como os canais possuem assuntos muito variados resolvi fazer um post a parte para o YouTube. Cada vídeo de YouTube proveniente de canal com muitos seguidores eu os categorizei como “YouTuber” e o retirei da análise geral para fazer uma separada posteriormente.

Estas foram as categorias mais faladas, buscadas e/ou vistas no Twitter, YouTube e Google Search Brasil no mês de maio de 2017:

1. Futebol - 22% no geral

O grande assunto do País do Futebol não poderia ser outro. Muito comentado no Twitter com 29% dos trending topics na plataforma e com 18% de palavras mais buscadas no Google. Em dias de jogo houve casos que o tema futebol chegou a possuir 9 dos 10 trending topics do Twitter.

2. Programa de TV - 14% no geral

Muito se diz sobre a queda de audiência da TV. Na minha análise deu pra perceber que as pessoas ainda assistem muito a programas, principalmente de TV aberta. A diferença é que utilizam o smartphone para comentar o que está acontecendo em tempo real, bem como se informar melhor sobre cada programa que está sendo exibido. No Twitter os programas de TV ficaram com 23% dos trending topics e no Google com 3%.

3. Acontecimentos - 13% no geral

Esta é uma categoria muito variada. Coisas imprevistas que acontecem no dia a dia: Greve, morte de pessoas, queda do Whatsapp, ataque cibernético de hackers… geralmente pautas incentivadas pela grande mídia e/ou grandes portais de conteúdo. Esta categoria ficou em terceiro lugar no geral mas ficou em primeiro no Google Search — as pessoas ficam sabendo e vão direto buscar sobre o que está havendo. No Twitter ficou com 4% dos trending topics.

4. Música - 11% no geral

O mundo da música sempre sacode as redes sociais com conteúdo. Devido à grande popularidade dos perfis dos músicos nas redes a quantidade de pessoas comentando os grandes lançamentos, campanhas de hashtags, aparições públicas e grandes festivais é muito grande, principalmente no Twitter que ficou com 18% das menções. No Google a categoria representou 5% das principais buscas.

5. Política - 10% no geral

Maio foi um mês muito ativo em relação à política no Brasil. Muitos, mas muitos acontecimentos fizeram da categoria a quinta colocada geral nos trending topics. No Twitter ficou em quarto lugar com 10% de todas os trending topics. Já no Google ficou em sexto com exatamente 6% das principais buscas.

6. Datas - 7% no geral

A categoria de datas ficou em sexto lugar graças às buscas no Google. Pesquisas como o que o dia possui de especial (“4 de maio”, por exemplo), feriados, mensagens de dia das mães e datas comemorativas entre outros representam o terceiro lugar nas buscas do Google com 14%. Já no Twitter ficou em último com menos de 1%.

7. Celebridades - 6% no geral

As celebridades continuam chamando muito a atenção das pessoas. Fofocas, babados, fatos e acontecimentos envolvendo as celebridades ficaram com 11% dos termos mais buscados no Google e 3% no Twitter.

8. Marcas - 4% no geral

Empresas privadas ficaram com 4% dos trending topics gerais. Porém, se considerarmos apenas as buscas no Google teremos 8% de todas elas. Os portais de conteúdo são os principais, acompanhados de sites de bancos e empresas automotivas.

9. Outros Esportes - 3% no geral

Outros esportes que não sejam Futebol. Dentre eles o principal termo mais falado foi sobre o time de basquete estadunidense Golden State Warriors.

10. Sdv - 2% no geral

Famosas campanhas como #tremurasdv e #mafiasdv emplacam trending topics todos os dias. Um comportamento muito peculiar do Twitter que recebeu o décimo lugar na lista geral.

11. Games - 2% no geral

Os games são muito populares em canais específicos de YouTube. Mas como vou fazer um capítulo a parte para o YouTube não vou me aprofundar muito aqui.

12. Fimes - 2% no geral

Trailer, lançamentos e curiosidade sobre atores somaram 2% dos trending topics gerais.

13. Curiosidades, Educação, Campanhas, Previsão do Tempo, Moda, Religião, Tecnologia e Saúde - 1% ou menos no geral.

Todas essas categorias representaram muito pouco dos trending topics. Geralmente relacionados à acontecimentos do dia a dia.

Vale lembrar que a análise contemplou apenas Trending Topics, ou seja, assuntos muito falados nas devidas plataformas. Então mesmo que uma categoria tenha apenas 2% dos trends ela representou muito assunto comentado e/ou buscado.

Cada plataforma possui o seu próprio algoritmo de identificação de trends. Logo, entender como funciona cada uma dessas lógicas vai ajudar a perceber como cada assunto possuiu muita repercussão para aparecer nesta lista de trending topics.

Ainda estou preparando a análise apenas dos canais de YouTube e assim que terminá-la vou postar aqui. Fique ligado!

Published by: Thiago Matsunaga in Contentrends, Utilidades

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